Pessoas #1

By quarta-feira, dezembro 23, 2015


Sempre disse que a Pegada Feminina se fazia de histórias e de narrativas simples que por alguma razão gostava de guardar. Sempre disse que era o retrato, a marca deixada algures num momento que pretendia eternizar. Por mais básico e normal que fosse, por mais banal que se afirmasse. A D. Açucena Veloso é provavelmente uma das peixeiras mais conhecidas de Portugal e eu tive o privilégio de a conhecer na semana passada.




Fornecedora oficial de alguns dos chefes mais famosos de Lisboa como a Justa Nobre, o Chef Kiko ou o Chef Rui Santos, Açucena Veloso já vendia limões no mercado 31 de Janeiro com nove anos de idade. Foi também nessa altura que uma peixeira lhe perguntou se queria ajudá-la. Diz que ganhou o lugar a fazer a “pescadinha à francesa” e que depois foi uma questão de ter olho para o negócio e para o peixe "sempre fresco!". 











Seja como for, quando pensamos nas pessoas que fazem negócios grandes e que gerem empresas imaginamos pessoas de fatinho, atrás da sua secretária pomposa. É raro pensarmos nos gestores do terreno, de mangas arregaçadas ou de luvas (cor-de-rosa) calçadas. A banca do mercado 31 de Janeiro no Saldanha é, na verdade, composta por vários corredores. Todos com o nome de uma mulher e com o seu logótipo. E é a mesma pessoa que se deita à meia-noite para se levantar cerca de uma hora ou duas depois. “Se não for eu, quem faz?” diz-me com um sorriso grande, mas sem perder tempo. Se dorme de tarde? "Pouco", responde-me, e que não precisa de cafés. De onde vem essa energia, dou por mim a pensar...Talvez da paixão? Não houve tempo para resposta porque o telefone, ainda com teclas, tocou com mais um pedido para o dia seguinte. Tira daqui, puxa dali e toda a gente anda em sentido e sabe exactamente qual o seu papel. Quantos gestores metem a mão na massa e conseguem mandar assim?





Quanto a mim, quis tirar uma foto e claro que o peixe esteve incluído. Foi um prazer conhecê-la D. Açucena, e se um dia tiver um terço da sua força, serei bem feliz.


As fotos são da Sara Cabido

You Might Also Like

0 comentários

Welcome to our website !