Mais do que exercício!

By quarta-feira, dezembro 16, 2015


Está na moda fazer desporto e é uma moda de que gosto! Nem sempre me rendo a ela com a frequência que gostaria, mas é incrível a quantidade de pessoas que cada vez mais vemos em todo o lado a praticar exercício físico. A sério, dá-me gosto ver gente a correr quando acordo cedo, ver grupos de pessoas à noite quando vou a caminho de casa... Se há modas boas, esta é uma delas.

Aqui há uns meses, comecei a colaborar com a MANZ como blogger oficial, essencialmente por me identificar com a mensagem do seu mais recente projeto – o #Portugalfit. Para quem não conhece, o #Portugalfit nasceu em 2014, como um movimento de vida saudável que pretende pôr todo o país a mexer. Este ano, deu nome a um evento no MEO Arena que levou milhares de pessoas a treinar intensamente durante todo um fim-de-semana, e que já está prometido regressar em novembro de 2016.




Fazendo parte deste novo universo, tenho contactado mais de perto também com novas modalidades, como o cross training que é um tipo de treino mais funcional (com movimentos próprios do nosso corpo) e que se pode fazer sem recurso a grandes materiais. Há boxes (os seus espaços de treino) a emergir em todo o lado, e competições que nos agarram a cada desafio, mesmo que apenas estejamos a assistir. Os Prozis Manz Cross Games são uma dessas competições, cuja final de 2015 se realizou no #Portugalfit, para nos fazer morrer de inveja dos corpos e condição física dos participantes. Pensei logo em todos os estragos que tinha feito durante a semana e imaginei-me a correr para a passadeira mais próxima assim que possível! E, na verdade, o exercício é fundamental para uma vida mais saudável, ativa e um corpo espetacular. Mas a nutrição tem um papel imprescindível. 



Com a ajuda do Sérgio Rodrigues, consultor de Fitness da Prozis, posso dizer-vos que “se o treino não for acompanhado de um devido descanso e uma nutrição adequada, todo o esforço pode ser em vão”. Segundo o Sérgio, “ao cross training, a dieta que mais está associada é a dieta Paleo, dieta que basicamente aconselha as pessoas a comer o que comiam os nossos antepassados, Carne, Peixe, Ovos, Vegetais, alguma Fruta e Frutos Secos. Esta dieta, como todas, tem os seus defensores e os opositores, mas uma coisa tem em seu favor, usa alimentos naturais, sem ser processados, o que parece fazer todo o sentido”.



Contudo, e em casos de competição ou quando nos preparamos para atingir um objetivo específico, a suplementação também é igualmente importante, até porque o tempo para refeições convencionais é muito menor, mas a necessidade de manter o corpo alimentado com proteínas, hidratos de carbono e gorduras é superior. 

Por isso já sabem, se um dos vossos objetivos para 2016 é inscreverem-se numa box ou mesmo numa maratona, estes são os suplementos que o Sérgio aconselha:

- Proteína Whey - construção muscular
- BCAA’s - construção muscular
- Omega 3 - Anti-inflamatório
- Maltodextrina - Energia
- Creatina - Força

- Barras proteicas/energéticas - construção muscular + energia

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