6 dicas para ter mais energia no dia-a-dia

By quarta-feira, junho 10, 2015 , , ,

E recomeça a semana, sem termos tempo de recuperar qualquer energia. Quando começamos a sentir que descansamos, é domingo à noite. Mas há algumas formas naturais e que não custam nada que ajudam a concentrar e a ter mais energia. Sabem aqueles dias em que dormiram mal e se sentem cansadas ou pouco produtivas? Deixo-vos alguns truques:


1) Pastilhas elásticas:  Sim, apesar dos dentistas poderem contestar a verdade é que as pastilhas elásticas, em particular as de menta, ajudam a estimular o sistema nervoso. O ato de mascar uma pastilha elástica aumenta a frequência cardíaca e ajuda a estimular o cérebro para se concentrar, resultando num aumento da produtividade. (Eu bem me lembro do meu pai comer uma pastilha elástica nas grandes viagens porque alguém lhe tinha dito que ajudava a lutar contra o sono…)

2) Dar um passeio: Ok, nem sempre podemos abandonar a nossa secretária, mas acreditem que dar uma volta rápida (mesmo que seja só até ao outro lado da rua) ajuda a mudar o nosso estado de espírito e está provado que desenvolve a nossa capacidade de pensar de forma criativa. Qualquer exercício, seja ele qual for, aumenta as substâncias químicas do cérebro (como a dopamina e a serotonina que são responsáveis pela emoção positiva e pelo aumento de energia).

3) Magnésio - A deficiência de magnésio está diretamente relacionada com baixos níveis de energia, e também torna os exercícios mais difíceis. Quando temos pouco magnésio, o nosso corpo precisa de mais oxigénio e de fazer um maior esforço para realizar a tarefa. Portanto, seja com nozes, cereais integrais ou bananas… tudo vale para mantermos os níveis deste mineral bem no alto e a fadiga longe dos nossos corpos.

4) Beber mais água – (não apenas por uma questão celulítica!) Mantermo-nos hidratados é essencial para ter todo o nosso corpo a funcionar. Basta uma ligeira desidratação para se ficar com alguma fadiga. Muitas vezes, as dores de cabeça são falta de hidratação. Sabiam? Devemos beber oito a nove copos de água diários e as frutas cítricas podem ser uma boa opção para adicionar na nossa garrafa de água e torna-la mais apetecível…isso ou chás!

5) Comer um kiwi – Um estudo das frutas mais consumidas concluiu que o kiwi é uma das frutas mais ricas em nutrientes já que aumenta a capacidade do corpo para estabilizar o açúcar no sangue e satisfaz as necessidades de vitaminas diárias.


6) Cheirar canela – ok, isto dito assim pode não soar lindamente, mas alguns aromas têm sido apontados por reduzirem a fadiga e aumentarem o sentido de alerta. E a canela e a hortelã motivam-nos e tornam-nos mais energéticos. 

Para já, e de forma imediata, se tiverem fim-de-semana: descansem, muito! 

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