Odisseias no Norte II

By sábado, agosto 01, 2015



A curva à direita antes do céu, como alguém chamou ao Douro, é para ser vista e sentida com a mesma simplicidade com que os socalcos caem ordenadamente até ao rio; é para ver nas casas de pedra por onde as plantas tentam nascer, nas casas dos vinhos, na ponte de ferro ou no sol sobre o rio que doura as encostas. Ou mesmo, nos velhinhos na beira da estrada à espera que algum turista lhe compre os seus cultivos. O Douro, aqui, contempla-se com o coração e com os sentidos.


Aquilo que fiz enquanto estive nas Casas de Campo Vila Marim, com a Odisseias? Descansei, passeei de carro curva e contra curva, li, comi, corri na zona (e morri, a seguir, porque as subidas dão cabo do corredor mais experiente - que não é, certamente, o meu caso), e visitei a zona do Peso da Régua onde recomendo uma visita ao terraço do Museu do Douro, onde é possível estar sentado em pufes ao lado de pequenas galinhas que andam por ali, num sítio com muito charme e uma vista de cortar a respiração. Mais abaixo, comem-se bons crepes na gelataria Viking.

Andámos às voltas mas, além da vista, a cidade parece parada no tempo, tirando um ou outro edifício, uma ou noutra loja. Talvez seja “isso aí: que nada retire o viajante do seu propósito - nunca perder de vista a arte de contemplar o rio.












Ouvimos dizer que há um passeio de comboio que vai da Régua ao Pocinho, ou num comboio histórico, aos sábados e que custa 35 eur, ou num comboio normal que é barato e que vai igualmente junto à água. Não conseguimos chegar a tempo, mas fica a promessa de um regresso, quanto mais não seja para andar na antiga locomotiva ou para fazer a estrada que foi considerada uma das mais bonitas para se conduzir do mundo.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Vivo no Porto e nunca explorei o Douro como deve ser. É uma vergonha!
    Parabéns pelas fotos, estão lindas :)

    Sou (quase :P) farmacêutica e decidi criar um blog, http://apelequehabitoblog.blogspot.pt/ , onde partilho o meu conhecimento acerca dos vários tipos e problemas de pele, das melhores rotinas de beleza a adotar para cada um, e tento ajudar as leitoras a escolher os melhores produtos, pelas suas propriedades e ingredientes, e não pela publicidade.
    Visita ;)

    ResponderEliminar

Welcome to our website !