Alcachofra, a santa padroeira dos excessos

By quarta-feira, junho 24, 2015


Recomenda o sábio povo
P’ra na noite de São João,
Deitar a Alcachofra ao lume
Para saber s’ele te quer bem ou não.


Quando eu passava uma grande temporada na aldeia com os meus avós, uma das coisas que mais me lembro era de estar ao relento a olhar para as estrelas e de, na noite dos santos populares, fazermos uma grande fogueira com alcachofras para as crianças e quem quisesse saltar. Eu adorava aquilo, lembro-me de olhar atentamente para cada preparativo roída de ansiedade. Cantava-se, dançava-se à meia luz do lume. As coisas depois esfumaram-se um pouco na minha cabeça. Era pequenina, é normal que assim seja. Mas uma coisa é certa, não me esqueço do cheiro do fumo, não me esqueço da fogueira e do barulho da queimada e não me esqueço daquelas noites. 

E, quando no outro dia entrei numa loja de produtos naturais à procura dos meus chás e me perguntaram porque não experimentava alcachofra, fiquei curiosa para saber as suas propriedades e lembrei-me disto tudo. Comprei o chá, que sabe mal como tudo, apesar de ser óptimo para desintoxicar o organismo, e desisti da ideia.




A tradição

Se santo António é por excelência o Santo casamenteiro, São João é o esclarecedor das dúvidas amorosas dos apaixonados. Ditava a tradição que até à meia noite do dia 24, as jovens apaixonadas queimassem uma alcachofra nas fogueiras populares e, depois de queimadas deveriam ficar sob o orvalho da madrugada de S.João. Na manhã seguinte, se a planta tivesse florido, a jovem sabia se era correspondida e que se casaria em breve.





Mais tarde, descobri umas ampolas que se chamam “dieta da alcachofra” da Arkopharma e achei que valia a pena testar porque dizia “sabor agradável”. Tomei hoje a primeira e depois digo se resultou ou não. Para já posso dizer que, apesar de não saber bem, pelo menos é suportável porque adicionamos água e o sabor fica menos intenso.


Uma solução
Depois da minha primeira má experiência com o chá , descobri esta dieta alternativa com 10 ampolas de alcachofra e funcho e 10 ampolas de chá verde, um plano de controlo de peso baseado na alcachofra, mas que não se restringe a este alimento. Descobri também que esta é uma das dietas mais famosas do mundo já a nossa famosa alcachofra é diurética, desintoxicante, depurativa e promove a digestão das gorduras. 

Podem encontrar esta dieta à venda em farmácias e parafarmácias.

You Might Also Like

0 comentários

Welcome to our website !