Só para mulheres

By quinta-feira, maio 21, 2015


(Aviso prévio para homens: este é um post sobre coisas que vos ultrapassam e com as quais tendem a lidar pouco bem, por isso aconselho-vos a ficarem desse lado e a não prosseguirem na leitura.) 

Lembro-me de estar no colégio e de as minhas amigas me dizerem "Eu vou à frente e vês se tenho alguma coisa na saia". Achávamos que éramos discretas! Usávamos farda (castanha, aos quadradinhos e branca) pelo que qualquer incidente relacionado com a menstruação era um pânico. No entanto, anos mais tarde continuamos com medos e inseguranças nestes dias do mês. Nunca estamos 100% relaxadas ou confortáveis para lidar com o período. Já repararam que quando compramos pensos ou tampões no supermercado, temos tendência a esconder a embalagem e a disfarçar?




Se há marca que tenta que não tenhamos cá complexos a falar do assunto é a Tampax que escolheu um exemplo de uma mulher que se sente bem consigo mesma e que tem um espírito ousado para se fazer representar. A ex-maria rapaz Carolina Torres é a embaixadora dos novos Tampax Compak Pearl e explicou-nos, numa entrevista a meio de um shooting, como é dar a cara por algo tão pessoal ao mesmo tempo que se sente responsável para desmistificar o assunto"Chegas a uma altura em que percebes a responsabilidade que tens e em que estás a dar o exemplo a miúdas que te vão eventualmente seguir, como nós seguíamos outras pessoas quando éramos  mais novas, e às vezes dou por mim a pensar duas vezes no que faço... Este novo produto da Tampax foca-se muito nessa mulher emancipada e confiante. Se já é um bocado injusto para nós, temos de lidar com tanta coisa... o período, as nossas hormonas a brincarem connosco, o "TPM da vida", temos de minimizar ao máximo e relativizar. Temos de aprender a deixar de lado essa preocupação o que acaba por te tirar logo uma coisa enorme de cima."





Por fim, resolvi reunir aqui alguns mitos que me lembro de ouvir dizer sobre o período e, caso queiram partilhar, estejam à vontade que é sempre bom falarmos destas coisas sem problemas e de mulher para mulher

1) Não podes engravidar se tiveres o período – MITO. Não é comum, mas é possível.

2) Não deves ir à praia nem lavar o cabelo se tiveres o período. MITO. Quando estás menstruada, é mais importante do que nunca manteres-te limpa e fresca. Além disso, os tampões permitem-te tomar banho na praia ou na piscina como se não tivesses o período

3) A maionese "deslaça". A cerveja azeda. As plantas morrem se lhes tocares. Não podes fazer ginástica. Sentes-te fraca devido à perda de sangue. Não podes beber bebidas frias. MITO. MITO. MITO. Ter o período faz parte da condição de ser mulher. É algo natural e saudável, não é misterioso e muito menos influencia este tipo de coisas.

4) Engordas. MITO. Podes inchar, devido às alterações hormonais e sentir-te mais volumosa, mas não engordas por ter o período.

5) As amigas têm o período na mesma altura. VERDADE. A menstruação é uma variação hormonal e as hormonas podem ser alteradas em função de fatores externos. A ansiedade, o stresse, a rotina, a alimentação, tudo isso pode influenciar. E, se as mulheres convivem num ambiente com as mesmas condições, o seu ciclo é influenciado da mesma maneira e tende a “acertar-se” conjuntamente.

You Might Also Like

0 comentários

Welcome to our website !