Katkari

By quarta-feira, março 11, 2015


Algures na nossa vida temos sempre aquele desejo de fazer qualquer coisa grande, significativa, que nos distinga. Eu, por exemplo, durante a faculdade quis ir para África com um projeto de voluntariado. Mas um pai galinha vetou a ideia e limitou-me as hipóteses. Mas nunca abandonei a vontade e gostava muito de o fazer um dia destes. Mas uma coisa é certa: Há muito trabalho à nossa volta!  No outro dia na missa o Frei Bento Domingues falava de “ajudar o próximo” mas chamava-nos à razão porque escolhemos muito bem os nossos próximos e, consequentemente, esquecemo-nos de ajudar…É por isso que hoje vos trago um projeto que pode ser de todos: os brincos SAPANA



A SAPANA trabalha na Índia com uma das tribos mais marginalizadas do país, a tribo Katkari que nem sequer pertence ao sistema de castas da Índia. porque é considerada uma comunidade criminosa e impura pelas outras castas; não detêm qualquer vínculo com o Estado e a sua qualidade de vida é extremamente reduzida - vivem em cabanas construídas com materiais rudimentares, sem saneamento básico, acesso a água potável ou electricidade. Além disso, têm um acesso reduzido à educação e fontes de rendimento pouco sustentávei o que conduz a inúmeros problemas sociais como a violência doméstica ou o alcoolismo. A SAPANA entrou nesta comunidade e tem vindo a trabalhar as competências desta tribo na tentativa de os capacitar, sem invadir a sua cultura e tradições.





Um dos projetos criados foram estes brincos de maneira a promover a sustentabilidade das mulheres que os produzem. Deste modo, conseguiram trabalhar o aumento das suas competências, mas também a sua autonomia financeira já que o valor angariado com a venda dos brincos é dirigido às mulheres.



A Helena lançou o mote e rapidamente nos alinhamos numa produção com mais três bloggers além de nós: a Silvana, a Carla Cunha e a Sofia para divulgar estes brincos (ainda por cima tão giros!) feitos pelas mulheres da comunidade e que custam apenas 3,50€. Mais do que os 3,50€ é o trabalho que lhes damos. Lembram-se daquela conversa de que em vez de se dar as casas, devemos dar os tijolos e ensinar a construir? Era capaz de ser uma coisa diferente que se dizia, mas vocês percebem a ideia. Aqui, estamos a permitir que estas mulheres se tornem a cada dia um pouco mais independentes e que se apercebam do seu valor. Pouco a pouco. Sabemos que há tanto pela frente, mas pelo menos não estamos de braços cruzados agarrados a desejos de “um dia". É um bom presente para oferecerem e, se falarem disto a duas ou três pessoas, o impacto pode ser muito grande.


As fotos e a edição são do Luís Nunes que teve uma paciência de santo para aturar a minha neura neste dia de shooting.







Email geral: hello@sapana.org

Comunicação: com@sapana.org
Web: http://sapana.org/pt
Tel: 914 796 587/ 912 137 802



You Might Also Like

2 comentários

  1. Fico muito contente por ver algo com a Sapana, e ainda mais feliz por haver pessoas como tu a promover estas causas, beijinhos :)

    ResponderEliminar

Welcome to our website !