Experiência Vichy Dercos Neogenic #4

By sexta-feira, janeiro 02, 2015 , , , , , , , ,


Sejamos francas, o nosso cabelo é uma das coisas que mais valorizamos em nós. Determina se nos sentimos bonitas ou feias. E traça muitas vezes a confiança com que estamos. E, claro que desde sempre, ouvimos falar de muitas teorias sobre o que lhe faz bem ou mal. Foi por isso que resolvi fazer uma lista de sobre o assunto com mitos e verdades, mas antes, vou falar-vos da minha experiência com Vichy Dercos Neogenic pois já lá vão quase dois meses desde que iniciei o tratamento e já tenho algumas sensações a registar, sendo que tenho aplicado as ampolas (quase religiosamente) todos os dias e que ainda falta um mês para concluir o tratamento.


A) A queda de cabelo parou por completo (atenção que estamos a falar de ampolas que são para a densidade e criação de novos cabelos que, no entanto, também ajudam a fortalecer o bolbo prevenindo a queda futura; mas para quem tem queda de cabelo a sério deve começar com as de Aminexil). No meu caso, aquilo que me parecia ser queda de cabelo abrandou apesar de, como já aqui desmistificámos, não ser.



B) O meu cabeleireiro diz que nota perfeitamente que o meu cabelo está mais forte e que se vê uma diferença grande das orelhas para baixo. Ou seja: pontas mais finas e, do meio para cima, cabelo muito mais forte. “Com diferença!” diz ele.

C) Na zona da risca, tenho muitos de cabelinhos novos a nascer e uns que até já vão a meio caminho.

Agora, vamos aos mitos e verdades:



1) Os medicamentos fazem o cabelo cair.

Verdade nalguns casos. Todos sabemos que os efeitos secundários presentes nos medicamentos são vários e abrangentes. Por isso, além da quimioterapia, também medicamentos usados de forma mais comum podem contribuir para um anormal crescimento do cabelo como anti-coagulantes ou anti-depressivos.

2) Lavar o cabelo todos os dias faz mal.

Mito.  Sim, eu sempre achei que fazia e, como eu, muita gente. Pelo contrário, uma boa higienização do couro cabeludo reduz a queda. Manter os cabelos sujos impede o crescimento e obstrui os poros. A lavagem apenas ajuda os fios que já estão soltos desprenderem-se com maior facilidade. Assim, lavar o cabelo diariamente é bom, mas com shampoos adequados, nomeadamente, neutros como o de uso diário Mineral Suave da Vichy ou o Dercos Neogenic específico para o efeito. No entanto, há que “ouvir” o nosso cabelo e cada caso é um caso, mas que fique registado que lavar o cabelo diariamente, com o shampoo adequado, não provoca queda de cabelo.


3) Dormir de cabelo molhado faz mal ao cabelo.


Verdade. Dormir com os fios húmidos e abafados facilita a proliferação de fungos e caspas, que com o tempo originam queda de cabelo.

4) Secador de cabelo e placa provocam queda de cabelo.


Mito com fundo verdadeiro. Sabemos que todos os utensílios “quentes” podem danificar o cabelo, sobretudo se usados de forma incorreta. O uso não prejudica, o abuso, sim. O ideal é utilizá-lo a baixa temperatura ou, no caso do secador, não aproximar em demasia do cabelo para não danificar o couro cabeludo. 

5) Condicionador na raiz do cabelo faz mal. 

Verdade. Nem tudo que é bom para o cabelo é bom para o couro cabeludo. O condicionador na raiz torna o cabelo mais oleoso e propenso a incidência de caspa e sebo, que em excesso provocam queda.

6) O estado emocional e de stresse interfere na queda.

Verdade. Fatores emocionais já foram comprovados cientificamente como agravantes da queda. O stresse provoca no corpo alterações que levam à perda dos fios e, mesmo que indiretamente, mudanças hormonais consequentes a esse estado podem também potenciar a queda.

7) Comer mal agrava a queda de cabelo.

Verdade. O cabelo é um extraordinário marcador de saúde, é um dos primeiros a refletir alguma anomalia, carência ou excesso, pelo que a alimentação é fundamental para a sua saúde. E as carências nutricionais de algumas dietas (deficiência de proteínas, ferro, vitaminas do complexo B, etc) podem também acarretar um enfraquecimento capilar. 

8) Lavar a cabeça com água quente faz cair mais cabelos.

Mito. Porém, pessoas que apresentam dermatite seborreica devem evitar a água quente, uma vez que estimula a produção de oleosidade, piorando a doença e consequentemente a queda.

9) As tintas provocam queda de cabelo.


Mito. Indubitavelmente o uso das tintas não é bom para o cabelo, já que têm componentes como o amoníaco que o danificam na sua estrutura. Contudo, a tinta danifica o cabelo no seu todo, não o couro cabeludo em particular pelo que não leva diretamente a queda de cabelos mas danifica a qualidade dos fios. Colorações sem amoníaco tendem a ser mais recomendadas (quando possível).

10) Cortar o cabelo soluciona a calvície?

Mito. Ainda que seja saudável cortar as pontas para que o cabelo tenha melhor aspeto, não se encontrou uma relação causa-efeito que comprove o facto do cabelo se fortalecer com este processo. O problema da queda de cabelo não está nas pontas mas no folículo piloso. 

You Might Also Like

0 comentários

Welcome to our website !