Porque o gourmet pode ser express e light…

By segunda-feira, outubro 13, 2014 , , , , , ,


…e porque durante a semana não há tempo para grandes experiências culinárias, aqui ficam 2 receitas simples e saborosas, criadas por Mafalda Rodrigues, nutricionista por vocação e chef por amor.


Mafalda lembra-se claramente: mal sabia dar os primeiros passos e já era para o lagar dos avós na sua herdade do Ribatejo que corria lançada. Sempre gostou de “mexer em tudo o que se relacionasse com a cozinha”, explica. A bisavó ensinou-a a sentir os sabores e a ligar os vinhos com os pratos. Mafalda foi mais longe e começou a aventurar-se nas receitas e a acrescentar ingredientes às tradições da família. E se, no início, as pessoas lá de casa duvidaram das inovações, rapidamente começaram a dar-lhe ouvidos e a deixá-la “pôr as mãos na massa”. Hoje é nutricionista e lançou recentemente o seu primeiro livro sobre cozinha, intitulado “Gourmet em Casa”. Uma obra que surge pela vontade de partilhar e de explicar que cozinhar para alguém não precisa de ser uma obrigação, podendo antes tornar-se um gesto de amor. A jovem nutricionista experimentou todas as receitas presentes no livro com amigos e família e não esconde que uma das melhores coisas da cozinha é poder provar o sorriso de satisfação e o ar deliciado no rosto de alguém. “O que diferencia o meu livro dos outros é que o ingrediente principal de cada prato não é um alimento, é a atenção que colocamos no que estamos a cozinhar para alguém.”


Cogumelos recheados com ricotta e salada de rúcula (4 pessoas)

Ingredientes:
32 cogumelos brancos médios
200g de fiambre aos cubos
200g de queijo ricotta
4 colheres de sopa de Azeite
2 cebolas
Sal
Pimenta
120g de rúcula selvagem
Vinagre Balsâmico



Preparação
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Num tacho, coloque 4 colheres de sopa de azeite e as cebolas picadas. Deixe alourar e junte o fiambre mexendo até ficar dourado. Retire do lume e envolva o refogado em queijo ricotta.
Lave muito bem os cogumelos e corte os seus talos. Recheie-os com o preparado de fiambre e ricotta, tempere com sal e pimenta e leve ao forno por 15 minutos.
Junte ao cogumelos uma salada de rúcula selvagem temperada com sal, pimenta, azeite e vinagre balsâmico.


Taça de iogurte com maracujá e amêndoas  (4 pessoas)

Ingredientes
Polpa de 4 maracujás
4 colheres de sobremesa de amêndoas picadas
500g iogurte sólido natural

Preparação:
Corte os maracujás ao meio e com a ajuda de uma colher, retire a sua polpa para dentro de uma taça. Sobreponha com um iogurte natural e polvilhe com amêndoas picadas. Se gostar pode ainda colocar um fio de mel mas o maracujá, normalmente, já é bastante doce.


Para além destas duas receitas, podem ainda ganhar um livro da Mafalda, bastando para isso que sejam fãs da página Goumet em Casa e da Pegada Feminina no facebook. Por fim, preencham o formulário abaixo e boa sorte!

O passatempo termina dia 3 de Novembro.  

You Might Also Like

1 comentários

Welcome to our website !