Pão por Deus

By quinta-feira, outubro 31, 2013 , , , , ,

Não tenho nada contra. Ou melhor, se calhar tenho. Quando era pequena lembro-me de uma tradição bem portuguesa na terra dos meus avós. Juntava-me com um grupo de amigas e íamos de porta em porta pedir “bolinhos” ou “pão por Deus”. Será que vivo neste mundo? Adorava receber suspiros, rebuçados, romãs e chegar a casa e contar todas as coisas que me tinham oferecidos. Às vezes também por lá estava uma moedinha que no fim do dia nos levava a comprar gomas ou chocolates. Mas era pela simpatia das pessoas que davam o que tinham e que gostavam de abrir a porta de suas casa àquele grupo de miúdos sorridente e com ar traquina. Eu era a líder do grupo. Sempre tive um jeitinho especial para o lado "comercial". Mas porque é que não é esta a tradição? Juro, tenho memórias maravilhosas desta altura! Se em Portugal sempre se celebrou o dia de Todos-os-Santos porque é que tanto se teima em importar algo que não é nosso, que não tem a ver connosco e que não preserva as nossas tradições? Também tive festas de Halloween mas irrita-me que o resto seja perdido.Uma coisa exclui a outra? Eu não acho. E se um dia puder vou passar a minha tradição aos meus filhos, e levá-los também às festas de Halloween. Pronto é isso. Eu sei que provavelmente ninguém vai concordar comigo mas a nossa tradição é bem mais alegre e leve. E eu gostava muito de a ver outra vez nas ruas com tanto empenho como vejo abóboras.

You Might Also Like

10 comentários

  1. Pão por Deus não tem nada a ver com halloween...até são em dias diferentes...alias, dantes o pão por Deus nem era em Novembro...Pessoalmente se vier a ter filhos vou incutir-lhes o pão por Deus a que estou habituada e a que sempre aderi e vou mostrar-lhes tb a cultura celta que adoro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes lindamente :) Também quero fazer como tu! beijinhos

      Eliminar
  2. O Pão-por-Deus nada tem haver com o Halloween, este ultimo teve uma origem bem diferente, apesar de acabar por ser algo semelhante!
    Por cá ainda continua a tradição, penso que as "crianças" que iam pedir há alguns anos e que agora são pais, começam a recuperar a tradição. Eu adorava ir ao pão-por-deus, e de certeza quando tiver filhos vou-lhes incutir essa tradição.
    Por cá parece que como o feriado deixou de existir o Pão-por-Deus passou para o Domingo.
    No tempo dos meus pais eram dadas castanhas, massarocas de milho, entre outras coisas da terra, hoje em dia, são chocolates, rebuçados, ou dinheiro, dependendo das posses das pessoas!
    As saquinhas que usavamos para ir pedir é que eram mesmo fofinhas!
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oh sim, Isa :) Eu também usava uns saquinhos do pão mesmo amorosos! E também recebi broas, castanhas, rebuçados :) Era o que cada pessoa podia dar... Um beijinho e obrigada pela tua partilha

      Eliminar
  3. eu se me veem pedir po hallowen não dou, se for o pão por deus a coisa muda de figura XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ehehe Estou a imaginar que dizes "vou fechar a porta e quando abrir vão pedir novamente e como deve ser!" :) beijinhos

      Eliminar
  4. Eu também andei com os meus primos a pedir os bolinhos e também tenho pena que as crianças já não sigam essa tradição. Este ano voltei a fazer os tais bolinhos mas apenas os distribui pelos vizinhos do meu avô, família e colegas de trabalho, a quem tive que explicar como é essa tradição. Penso que será uma tradição limitada a algumas zonas do país. Mas concordo plenamente que deveria ser mantida. Quem sabe o ano que vem não faço e distribuo os meus bolinhos pelos meus vizinhos?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes lindamente :) Eu também preparo sempre uns saquinhos com uns rebuçados e gomas para dar a uns meninos que me pedem. É tão típico que não devemos perder esta tradição ;) beijinhos

      Eliminar

Welcome to our website !