Uma semana com um final italiano

By sábado, dezembro 01, 2012 , , , , ,

A semana foi para lá de dura. Não consegui ter tempo no meio do seu ritmo alucinante para vir aqui. Não pensem que não me tem custado. Sinto falta deste lado, mas tenho tentado ser boa no meu novo desafio e não anda fácil. Ainda por cima adoeci. Andei a semana toda a pedi-las e quinta comecei a dar sinais mais sérios. Agora será um fim-de-semana de cama e lareira. Mas isso não me impediu ontem de experimentar AMesa, um restaurante no LX Factory. O conceito é curioso. De facto, só existe mesmo uma mesa de azulejos brancos, com 16 metros quadrados onde cabem 50 pessoas, separada por pequenos pontos de luz acolhedores e por livros que escondem as cartas no meio das páginas. 
Uma mesa e palavras, tudo à roda do prazer da boa comida italiana, que traz pizzas finas e estaladiças cortadas aos quadradinhos para serem comidas à mão. O vinho da casa é bom e rega as conversas que guiam um fim de dia de trabalho. N’AMesa a companhia é o mais importante. Foi também sempre isso que norteou as refeições em minha casa. Não há televisão nesses momentos porque são as palavras e as pessoas que acrescentam algo ao acto de comer. AMesa parece ter as pessoas como ponto central do conceito do restaurante, onde a arte do encontro com hora marcada (muito importante fazer reserva!) se descobre com a decoração do passado. 
A cadeira do barbeiro na entrada não engana ninguém, e as paredes pintadas da cor do vinho com frases soltas de um poeta napolitano enchem a sala de cor. As toalhas de quadrados verdes ditam a separação dos lugares, muito embora seja difícil não se trocar dois dedos de conversa com o desconhecido ao lado. As pizzas homenageiam a capital, com nomes como Belém, Santa Apolónia ou Cais de Sodré e mostram como a mesma é composta por todo o mundo nos ingredientes como o catupiry ou a mozarella de búfalo. Deu para compensar e para eleger este restaurante como um sítio a regressar brevemente. Bom fim-de-semana a todos!

You Might Also Like

4 comentários

  1. Que bom aspecto, até me abriu o apetite :D

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste Lyu! :) Obrigada pelo envio do link do teu blogue, vou espreitar...

      Mia

      Eliminar

Welcome to our website !