Para Roma, Com Amor

By domingo, outubro 07, 2012 , , , , , , , , ,


Quem segue o facebook da Pegada Feminina, sabe que fui recentemente ver  “Para Roma, Com amor” de Woody Allen. Prometi escrever a minha opinião e aqui estou, a cumprir a promessa! Um dos motivos que me levou a assistir ao filme (além do seu realizador, aqui também personagem), prendeu-se com a participação do grande actor Roberto Benigni. Nunca esqueci a sua interpretação em “A vida é bela”que deve ter sido dos filmes em que mais lágrimas derramei.


Quanto ao novo filme, embora me tenha desiludido ligeiramente, porque de Allen espero sempre muito e porque adorei o Meia Noite em Paris, gostei bastante. Por um lado, achei a crítica que faz a celebridades que o são “porque sim” bem conseguida. Aquelas que não fizeram nada mas que são famosas: a fama justificada com fama. Andy Warhol disse que “No futuro todos terão os seus 15 minutos de fama.” Big Brothers ou a “maravilhosa” Casa dos Segredos são um bom exemplo disso. No entanto, a crítica alarga-se à estrutura mediática que alimenta estas personagens através de perguntas tolas, ou de coberturas ridículas. Em suma, há uma banalização máxima da imagem. Allen ironiza nesta temática ao mesmo tempo que traz o toque de infidelidade da nossa actual sociedade ou a quebra de compromissos, bem como a volatilidade de sentimentos e a busca da “paixão", num desapego. 


Este é um filme cómico, muito mesmo (dá para rir do princípio ao fim) com toque italiano e um cenário maravilhoso. Aliás, a preocupação com o enquadramento no espaço é sempre uma das características dos seus trabalhos. Neste, não há excepção, já que há uma integração no ambiente e na sociedade italiana. Até na música. Através de várias histórias apenas interligadas pela cidade, Allen fica aquém do que sabe fazer. Ponto que é atenuado com a sua participação em cena, extremamente divertida. Os actores são todos muito bons, mas a meu ver falta alguma finalização dos enredos, e alguma conclusão. Ainda assim, é um filme que vos recomendo vivamente. Londres, Barcelona, Paris e Roma. A tour de Allen pela Europa tem gerado movimentos no Facebook e muita expectativa em torno de qual será o próximo destino. Quem não gostava que um sonho o guiasse até Portugal?

You Might Also Like

6 comentários

  1. Ainda não o vi mas pelo que tenho lido, anda-me a deixar curiosa :)

    ResponderEliminar
  2. Ainda não vi, tenho de ver :D

    Beijinhos e boa noite :D

    ResponderEliminar
  3. a maioria das pessoas que conheço que tenha visto o filme me diz que ficou desiludida... não sei se merece a minha atenção...

    ResponderEliminar
  4. Ainda não vi! Tenho que ver

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Welcome to our website !