Da música

By segunda-feira, setembro 10, 2012 , , ,

Sabemos que a música é parte quase vital do que somos. Ouvimo-la em quase todas as ocasiões da nossa vida. E, ironicamente, muitas vezes nem a escutamos. Há cientistas que acreditam que ela é a prova de que temos uma alma, um espírito. E baseiam-se no facto de quase todos os nossos actos serem reflexos de mecanismos biológicos de defesa ou sobrevivência, actos muitas vezes involuntários e reflexos. O que resta? O amor, os sentimentos aos quais reagimos sem causa expressa ou lógica, bem como a música. Um trautear de uma canção, um aceno da cabeço ao ritmo de um som, um arrepio com uma voz melodiosa, os sorrisos cúmplices trocados com estranhos em concertos, o mero bater do pé, distraidamente. É curioso que um doente de avc mais rapidamente saiba a letra de uma música do que se lembre da linguagem; Que os doentes de alzheimer, não se lembrem  de quem são as pessoas à sua volta, mas se recordem de músicas da sua juventude, ou mesmo que os gagos consigam cantar sem gaguejar. “A música é a linguagem da memória”, escreveu Jodi Picoult e a verdade é que a música é o nosso despertador de emoções, boas ou más. 
Há músicas que não toleramos, porque nos transportam para coisas tristes e nos lembram do que queremos esquecer. Há a música que ouvimos todos os dias em modo adormecido e que não aquece nem arrefece. Há as que nos inspiram, há as que nos transportam para as mais bonitas lembranças e as que nos trazem cheiros, fotografias e vivências passadas. Seja por um motivo científico ou não, sei que não poderíamos viver sem ela. Qual é a música que hoje trazem na cabeça, ou no coração?

You Might Also Like

7 comentários

  1. Hoje estou sem música na cabeça. Talvez por isso me sinta mais vazia.
    Beijocas grandes

    ResponderEliminar
  2. Toda hora estou ouvindo música, acho que pra mim é necessário. Parece que preenche o dia, não?

    Beijos,
    Mylena, do http://shakethisglitter.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Hoje estou com a Primavera das Quatro Estações de Vivaldi na cabeça. E ainda não percebi bem porquê, mas gosto!

    ResponderEliminar
  4. Gostei tanto deste post, a música é sem dúvida uma companhia :)

    ResponderEliminar
  5. Quem poderia viver sem musica, não é? de uns dias para ca ando numa de ouvir todos os dias uma musica de conotação religiosa mas que gosto muito "oração de são Francisco de Assis" na voz de Elizabete Lacerda; faz-me sentir tão bem! :D
    Beijos
    http://oblogdamulherpoderosa.blogspot.fr

    ResponderEliminar
  6. Fantastica a informacao que me deste. Excelente texto. Como sempre! Bjs pai

    ResponderEliminar

Welcome to our website !