Do fim-de-semana: Parte I

By quinta-feira, agosto 09, 2012 , , , , ,




O sol espreita em cada subida e descida da estrada recortada, divertido, ora ofuscando ora escurecendo, parecendo antever um fim-de-semana perfeito. Os pinheiros fazem a recta final do percurso, lado a lado, dando as boas-vindas ao som de “This is place where I feel like home” de Cinematic Orchestra, com pianos fortes que cortam o fim da estrada no caminho que fazemos de mãos dadas.
A atmosfera envolveu-nos e, finalmente, chegámos perto de Valença. Nunca tinha estado nesta pequena vila, mesmo a Norte de Portugal, a cinco minutos de Espanha, onde os restos de um castelo com várias fortalezas mostram a resistência de anos e anos a espanhóis. Palco de luta e de mutação de fronteiras, esta vila pacata recebeu-nos numa mistura de galego e português e aproveitámos os últimos raios de sol para encontrar dormida. A pousada pediu-nos 143 euros o que, para bolsos em crise e início de vida, é um abuso, por isso contentámo-nos com uma residencial bem simpática, moderna e com uma vista esplendorosa, igualmente dentro das muralhas.
Apressámo-nos pois o jantar teria obrigatoriamente que ser tapas em Tui, uma localidade espanhola, pequena também, a cinco minutos de Valença. As cañas (cervejas) brindaram os petiscos vários que nos fizeram um jantar de fartura mas barato em “La bodega” pois com 5 pratos diferentes não pagámos nem 20 euros.
Não me lembro do nome mas isto era uma espécie de rissol com amêndoas e cogumelos. Ao lado, as famosas e deliciosas croquetas.
A obrigatória tortilha.
Setas con jámon.
E isto era algo divinal com polvo e gambas.
Um passeio pela vila impôs-se para fazer a digestão do jantar e, pelo meio, depois de uma subida com calçada à moda portuguesa, descobrimos um cinema ao ar livre ao lado da catedral e bares com esplanadas de luz baixa, ambientes perfeitos para um copo de pé alto com vinho. Para nós, a noite teve que acabar cedo pois o dia seguinte alegadamente teria praia pela manhã. Fazer planos é bom, contorná-los pode ser perfeito.

You Might Also Like

5 comentários

  1. Hmmm... parece.me que o passeio está a correr muito bem ;)
    oneplustwoblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Adorei imenso as fotografias, um fim-de-semana muito bom :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Inveja da boa. Gostei :)

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Imagens lindas e de fazer inveja! :) Adorei mesmo! :)

    ResponderEliminar

Welcome to our website !