Dica de avó

By quarta-feira, agosto 29, 2012 , , ,

As avós são, normalmente, aquelas senhoras que insistem em servir-nos mais já que estamos "magrinhos" ou que nos fazem as nossas comidas favoritas. Curiosamente, tenho duas avós bem diferentes. Uma, é como a descrição que fiz pelo que me esperam sempre uns croquetes, pastéis de massa tenra ou umas pizzas caseiras quando a visito. 
Já a outra, consegue ser o oposto por ser mais preocupada com a linha do que eu. No outro dia, até me deu na cabeça porque figos engordam (e eu devoro-os!). Mas o mais engraçado é que em casa dela como sempre muito bem. As coisas que cozinha são deliciosas com ervas xpto e legumes variados que ficam verdadeiros petiscos light. Garanto-vos que saio sempre de lá sem fome nenhuma, pelo contrário, costumo perguntar-me como é possível que as coisas sejam sempre tão saborosas e com poucas calorias. Sei que alguns dos seus truques passam por usar sempre azeite e nunca fazer fritos (colocando as coisas no forno). É uma pioneira porque na idade dela não é muito comum ser-se assim.
Por exemplo, no outro dia colocou agriões na salada. Se inicialmente me pareceu estranho, adorei o sabor e logo a avó me disse para ver no seu livro (que guarda religiosamente) com as propriedades dos vegetais e a explicação ao que fazem bem. O livro é antigo, não é daqueles que se vêem anúncios na televisão, com todo o respeito pelos senhores brasileiros ao lado do Goucha. Neste livro há muitos truques caseiros para as maleitas, que normalmente bombardeamos com medicamentos. A minha avó tem 86 anos e tirando umas dores nos ossos anda mais do que eu e tem mais vitalidade que muita gente junta. Aliás, ela até costuma dizer “ah, mas a senhora é uma pessoa de idade”, como se não se enquadrasse nesse campo. E no fundo, não enquadra. No livro falava das propriedades do agrião de água e descobri que devemos mesmo utilizá-lo na cozinha, porque tem imensas propriedades que desconhecia. 


Os agriões têm mais:
- Vitamina C que as laranjas
- Vitamina E que os brócolos
- Cálcio que o leite
- Ferro que os Espinafres


Melhoram  o desenvolvimento da imunidade, visão, cabelo, pele, unhas, ossos e dentes e tem uma forte acção no sistema imunitário e no sistema circulatório, assim como no tratamento de doenças do sistema nervoso.  Segundo vários estudos, este vegetal é um dos melhores para a prevenção e combate às doenças cancerígenas. E há imensas receitas em que se pode usar, nomeadamente em sumos, batidos, patês e até bolos, além das sandes de verão e das saladas. A receita da avó é uma salada normal com folhas de agrião de água, não tem nada que saber. Mas fui pesquisar e houve outra salada que me chamou a atenção. Caso não tenham tempo de comprar uns fresquinhos há uns da Vitacress que aconselho. Já vêm lavados e tudo!

Ingredientes:
Agrião de água
1 queijo fresco de cabra
3 dentes de alho
Mel q.b.
Azeite, sal e vinagre


Preparação:
Numa saladeira, disponha do agrião e tempere-o levemente de sal, azeite e vinagre. Corte o queijo em fatias e, com elas, cubra o agrião. Numa frigideira, cubra o fundo com um bom azeite, corte os alhos às fatias e deixe alourar. De seguida, junte uma boa porção de mel, aproximadamente 3 colheres de sopa bem cheias, e deixe cozinhar por mais 1 minuto, até incorporar bem o mel.  Sem deixar arrefecer o molho, regue por cima do queijo e sirva de imediato. 

You Might Also Like

10 comentários

  1. amei seu blog agora sou sua fã numero 1.
    pf add meu blog ai meninas e eu vou retribuir o favor add o de vcs tbm .

    ResponderEliminar
  2. A minha avó não é nada assim não, no que toca à cozinha, mas o meu avô tem o mesmo espírito da tua avó, com 85 anos não se mistura com as outras pessoas ditas "3ª idade", sente-se jovem e todo vaidoso ;)

    Beijinho*
    STYLE TRACES
    ST FACEBOOK PAGE

    ResponderEliminar
  3. adoro agriões, quantos mais melhor lol

    ResponderEliminar
  4. Essa receita deve ser uma delícia.

    ResponderEliminar
  5. ahah, gostei!
    As minhas duas avós também são como as tuas, uma é o que a outra não é xD
    Tão engraçado!

    ResponderEliminar
  6. Para mim, apesar de saber também dos perigos dos agriões,uma salada nao fica comleta sem eles. E sopa de agriões ? Hmmmm!

    ResponderEliminar
  7. Adoro agrião e uso imenso! Mas mais que do agrião, gostei mesmo foi desta frase: "com todo o respeito pelos senhores brasileiros ao lado do Goucha"... LOL Beijinho*

    ResponderEliminar
  8. deve ser muito apetitoso.. excelente post...

    para informação: o unico agriao de água que existe no mercado é da marca "Vitacress".

    Obrigado e continuem o bom trabalho :)

    ResponderEliminar
  9. As avós preocupam-se sempre connosco, e são sempre muito sábias :)

    ResponderEliminar

Welcome to our website !