Corrida Terry Fox

By sábado, maio 12, 2012

“Dreams are made possible if you try.” A frase pode parecer cliché mas foi dita por alguém tem mais do que razão de causa. Terrance Stanley Fox, mais conhecido por Terry Fox, foi um activista para o tratamento do cancro no Canadá. Aos 22 anos, um cancro ósseo obrigou-o a uma amputação da perna. Depois de aprender a caminhar com a ajuda de uma prótese, Fox resolveu cruzar o Canadá para angariar fundos destinados à investigação oncológica. Percorreu cerca de 5 300km em 143 dias consecutivos, o equivalente a uma média de 42km por dia. É muito comum este tipo de tumor passar para os pulmões e foi o que sucedeu, o que o fez interromper o percurso, morrendo alguns meses depois.
Este atleta da esperança queria percorrer o Canadá a pé e recolher um dólar por cada canadiano para que médicos pudessem investigar a cura desta doença. Hoje em dia, quem tem carcinoma ósseo já não tem de amputar nenhuma das pernas e sobrevive graças aos avanços na investigação. Embora não tenha completado a sua luta em terra, Fox iniciou uma jornada que ultrapassou fronteiras e as pessoas passaram a chamar-lhe maratona da esperança. A Maratona da Esperança arrecadou um total de 360 milhões de dólares canadenses para pesquisa sobre o tratamento do cancro e repete-se em vários países. A mais antiga corrida de solidariedade de Portu­gal não me deixou indiferente. Por isso, hoje rumei ao parque das nações.
Quase todos já ouvimos falar de cancro que entra pelas notícias e pela porta das nossas casas a dentro sem aviso prévio. É devastador. Arrasta pessoas, e com ele, vidas. Embora não tenha corrido, tive a oportunidade de conversar com a Sofia. É ela uma médica investigadora, que ganhou a bolsa Terry Fox de 2011, após vários anos e estudos nestas áreas. Mas também me cruzei com Mila Ferreira, uma das embaixadoras da corrida. E gostei de ver que, mesmo com o calor, conseguimos unir-nos por causas destas. Esta foi a primeira fase do meu dia. Já vos falo da segunda que envolveu compras mas, desta vez, não para mim!

You Might Also Like

1 comentários

Welcome to our website !