Quando parece que é para os apanhados mas não é

By sexta-feira, abril 06, 2012

Teoricamente hoje estaria em Paris. Teoricamente também, não costumo escrever mal de marcas ou empresas pois quando não gosto limito-me a não escrever. No entanto, como na prática não estou em Paris e a culpa é da easyJet, vou explicar-vos o que se passou. Não para denegrir a marca - não creio que o meu blogue tenha esse impacto - mas para aconselhar as pessoas que por aqui passam, a não voarem por esta companhia  A easyJet, que de easy não tem nada, pensa que low cost é sinónimo de mau serviço. Low cost deve significar redução de custos, menos bagagem, poupança de espaço, quem sabe menor conforto, não servir refeição gratuita a bordo, etc, mas tudo isso é compreensível e aceite por quem quer viajar nesse registo.
Agora ontem, no aeroporto de Lisboa, quando tentávamos fazer o check-in fomos informadas que havia bilhetes a mais e lugares a menos. “- Como?”, perguntei estupefacta. E a senhora, como se tivesse o discurso decorado, explicou-me que corríamos o risco de ficar em terra, porque não havia lugar para toda a gente. Voltei a perguntar:  “- Como assim?” e o assistente respondeu: “- Não deve haver problema, há sempre pessoas que desistem!”. Num misto de incredulidade e fúria, mas ainda a achar que não passava de um mal-entendido, dirigi-me com os bilhetes “stand by” para a porta de embarque. Após termos sido apelidadas assim. Passo a citar: “- Os stand by, quem são?”,ficámos com mais duas pessoas na mesma situação, em terra. Como é que isto é possível? Não sei responder, nem quero tentar. Aliás, quando procurei resposta no balcão de clientes, os senhores disseram que essas questões não eram da competência deles. Perguntei: “ - Então mas qual é a vossa competência, não é apoiar o cliente?” ao que o senhor, de forma tranquila, disse " - Nós aqui não temos essas informações, só vendemos bilhetes, percebe?”. “ - Não. Até porque nos mandaram vir aqui.”, retorqui em vão. 
Portanto, saio lesada, perco o meu voo e a hipótese que me dão é ir noutro voo (que está igualmente sobre-lotado), no dia seguinte à tarde. Ou seja, perdia uma noite e um dia e ainda corria o risco de não embarcar novamente! Como é óbvio, não vai acontecer e esta companhia “anónima” - chamo-lhe assim porque simplesmente não tenho ninguém que me preste apoio no aeroporto, ou que dê a cara - se quero esclarecer o que quer que seja, sugere que fale com o paquistanês ou com o chinês do serviço call center onde me passam vinte vezes a chamada! Para concluir, esta não é a primeira vez que tenho um episódio negativo num voo com eles, a única diferença é que dessa vez voei, embora sem mala e bens, mas isso são detalhes! Por isso vos digo, na dúvida, não escolham a easyJet!
Embora vá, segundo a easyJet, ser indemnizada não se pagam expectativas, fins-de-semana ou planos perdidos.

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61 comentários

  1. Eu por acaso nunca tive problemas em viajar com a easyjet. Talvez porque opte sempre pelo check-in online e aí o lugar está assegurado. Mas é inadmissível venderem mais bilhetes do que aqueles que os lugares permitem. Enfim...low cost cada vez mais é sinónimo de redução da qualidade. É esta a minha conclusão!

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    1. Olá querida. Pois é o check in online aqui faz mesmo a diferença. Felizmente já pagaram a indemnização :) beijinhos

      Mia

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  2. Que horror :/ até fiquei nervosa a ler o teu post :o
    Que estúpidos!

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  3. Afinal há quem esteja pior do que eu... sem férias!!! Boa Páscoa!! Bjinhos

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    1. venho tarde na resposta... mas obrigada luisinha! *

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  4. Oh, meu Deus! Eu nem consigo imaginar qual seria a minha reacção a uma situação destas.. Que falta de profissionalismo!

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    1. Mesmo! Nem sem como mantive a compostura i:)

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  5. :O
    Estou em choque! Ganda lata! Já te devolveram o dinheiro?!
    Eu sabia que por causa de desistências e assim havia companhias que vendiam bilhetes a mais mas sempre pensei que tivessem um plano b, caso toda a gente aparecesse! Ridiculo!... Já reclamaste em mais algum lugar?! Deco ou assim?!:S


    ***sara, chips-ina-fishbowl.blogspot.com

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    1. Sim.. passados dois meses e tal. mas é incrível Sara! E o pior é que é sempre impossível contactá-los pq nem tem representacao em Portugal..

      beijinhos

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  6. Acho que fizeste muito bem em revelar o teu caso. Eu, não fazia ideia que algo assim era possível de acontecer "vender bilhetes a mais do que a lotação de um voo"?!?!?
    É caso para uma bonita queixa e porque não um telefonema à Deco, talvez eles te possam explicar porque é que uma companhia aérea pode praticar venda de bilhetes de lugares inexistentes de um avião!!

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    1. Confesso que não liguei À Deco mas reclamei e eles indemnizaram-me. Mas o entusiasmo da viagem foi pelo cano abaixo!

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  7. Não sabia dessa dos "lugares a mais" mas já fico prevenida, obrigada por partilhares a informação. Com a Easy Jet nunca voei mas com a Rynair sim e com esse foi tudo normal. Um episódio desses dá uma vontade de reclamar até onde for possível, bolas...
    bjs

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    1. De nada querida. Acho que das duas uma ou és a primeira a chegar ou fazes check in online... pela ryanair nunca voei...*

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  8. Entendo perfeitamente a tua frustração, mas acredito que nada acontece por acaso ... talvez daqui a algum tempo se torne claro para ti porque não viajaste para Paris nesta ocasião. Bjs e Feliz Páscoa para ti e toda a família

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    1. Gosto de pensar assim também... beijinhos Mónica!

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  9. que chato! Se fosse eu, ficaria furiosa, fins de semana grandes não aparecem sempre!!! Boa Páscoa!

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    1. pois é isso. mas foi bem passado na mesma, com descanso! beijinhos

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  10. Já tínhamos falado sobre isto, mas é muito mau. Eu viajo mensalmente na easyjet e nunca me aconteceu! Já me aconteceu o voo ser cancelado, mas nunca fui apanhada no "overbooking". Será porque compro os bilhetes com muita antecedência? Ou porque chego cedo e tenho lugar no voo? Até gostava de saber, se me puder informar. Beijinho e bom fim-de-semana! Pode ser que, se não foi, haja um bom motivo que ainda não descobriu :)

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    1. Por reservares cedo não é, mas deve ser certamente por chegares cedo! Obrigada Teresa...desculpa ter demorado a responder. beijinhos

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  11. http://www.deco.proteste.pt/transportes-aereos/quais-os-meus-direitos-em-caso-de-overbooking-s377631.htm

    Acho que pode ajudar. No teu caso com direito a uma indemnização minima de 250€.

    Bjs

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    1. Obrigada! ajudou e foi isso que me pagaram...

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  12. http://www.deco.proteste.pt/transportes-aereos/quais-os-meus-direitos-em-caso-de-overbooking-s377631.htm

    Acho que pode ajudar. No teu caso tens direito a uma indemnização minima de 250 euros.

    Bjs e boa sorte.

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  13. Muito mau!não percebo como isso aconteceu!

    http://closet2me.blogspot.pt/

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    1. pois eu agr percebo! mas que foi uma treta, foi! *

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  14. Existe "overbooking" em todas as companhias aéreas, à excepção da Ryanair que não o pratica! No entanto, se existe este tipo de problemas deves ser acompanhada pela Portway que em Lisboa, é a companhia de Handling que apoia a Easyjet nas suas funções cá em Portugal. Obviamente que alguém te deveria ter informado que tens direito a indemnização!

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    1. sim, eu conheco a Portway mas eles são uns incompetentes e pouco podem fazer. MAs acabei por resolver tudo directamente com a easy jet embora nao tenha sido nada fácil Helena! *

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  15. Isso é de uma irresponsabilidade total... e chamar-vos stand by é ridículo.

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    1. sim, isso ainda me irritou mais... grrr

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  16. por acaso nunca considerei a easy jet como opção porque é mais cara que a ryanair, e porque já ouvi tantos outros relatos de más experiências como o teu, não podes fazer uma reclamação?

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    1. sim além deste já anteriormente tive más experiencias! Se puderes ir noutra companhia, vai... é o meu conselho! sim, eu fiz e recebi indemnização, mas nunca é a mesma coisa. bjs

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  17. Bem, fiquei de boca aberta, eu passava me!! Muito mau mesmo, nunca voei pela companhia e nao vai ser agora que vou voar!


    http://placequotehere.blogspot.pt/2012/04/new-hair-new-life.html

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    1. sim, na dúvida a ryanair é mt melhor...ou outra! beijinhs

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  18. Olá,

    pois, o melhor é reclamares.
    Como sempre...
    O barato por vezes sai caro e não falo somente de dinheiro mas nas tais espectativas que tinhas e planos que fizeste!

    ; (

    Bjs
    FIca bem

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    1. sim, cada vez mais prefiro dar mais algum dinheiro e nao ter chatices!
      beijinhos

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  19. CREDO eu nunca viajei mas nunca pensei que essas coisas lowcost poderiam ser assim... acho absurdo venderem + bilhetes se não têm lugares...

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    1. sim.. mas é mesmo assim :) se puderes, as companhias q nao sao low-cost sao mais fiáveis!

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  20. Sem querer estar a enganar ninguém, penso que todos os voos low-cost são assim e em qualquer companhia! Eles vendem sempre mais bilhetes do que os lugares que existem no avião. É por esta razão que em voos deste tipo se deve fazer o check-in com 15 dias de antecedência... Também não concordo com este tipo de situações, mas é assim que funciona. Já viajei pela ryanair e pela easy jet e ambas funcionam do mesmo modo!

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    1. Obrigada pelo teu esclarecimento.. Não sabia, mas para a próxima assim farei! *

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  21. Não fazia ideia desses "lugares a mais". Aliás, achava impensável que alguém fizesse isso, mas agradeço a partilha, assim já estou prevenida. Só viajei 2 ou 3 vezes com eles, sempre sem problemas, já da Ryanair tenho a pior das impressões, só não "batem" nos clientes porque não podem...

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    1. A sério? normalmente da ryanair ouvi falar bem.. mas isto é tudo parecido. cobram pouco e o serviço é apenas aceitável ou mediano. beijinhos

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  22. Infelizmente não foste a única! A EasyJet já me cancelou o voo para Roma sem me avisar, e eu fui parar ao aeroporto, carregada de malas! Trocaram-me o voo para o dia seguinte (mas perdi um dia de passeio, e uma noite no hotel). Mas o pior foi que no regresso aconteceu o mesmo, só que como tinha que voltar nesse dia tive que pagar um voo na TAP (que no próprio dia ficou caríssimo). Passados 5 meses ainda não recebi nenhuma indemnização (e já passei o caso para o INAC). Enfim, EasyJet nunca mais...

    Boa Páscoa**

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    1. Bem Ana, a tua situação foi ainda mais incrível.. OMG obrigada por partilhares! beijinhos

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  23. Meu Deus, nunca pensei que isto acontecesse. Obrigada pela dica!

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  24. que situação desagradável. eu não percebo muito de burocracias, mas companhias dessas também tem de ter livro de reclamações, não? eu pedia logo. que falta de respeito, fogo

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  25. Olha que isso não acontece apenas nas companhias Low Cost é uma nova lei de todas as companhias...low ou muito cost heheh

    Por exemplo a TAP já fez isso :/

    E não foi bonito só que a minha amiga é advogada e começou a citar-lhe as leis todos do código civil e empresarial e o escambau e embarcamos hehehhe

    enfim...


    xoxo***

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    1. a sério?? isso é ainda mais incrível. tiveste sorte, dentro da situação! *

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  26. a minha alminha está mesmo parva! Que mau :(

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  27. meu, isso so mesmo para rir...se bem que eu na tua siruaçao desatava a chorar e a seguir aos gritos haha

    xoxo

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  28. é muito comum acontecer. "Overbooking" é o termo. Não são apenas as companhias aéreas que o fazem, nos hoteis acontece exactamente o mesmo. Não está correcto, mas o que fazem é vender mais do que o que realmente se tem, sempre a contar com as possíveis desistencias que possam vir a acontecer. Isto para tentarem minimizar os gastos inerentes a um cancelamento. Infelizmente o lesado é sempre o cliente. O hotel tem o dever de proteger os clientes num hotel com categoria similar ou superior à reservada e a companhia aérea tem o dever de proteger o cliente no voo seguinte.

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    1. Obrigada pelo esclarecimento Joana, mesmo. Embora seja uma coisa péssima, é bom perceber.. beijinhos

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  29. Que desastre :/ mas é comum as companhias aéreas o fazerem tal como os hotéis! Enfim. Sem explicação nem desculpa!

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    1. nos hotéis não sabia. eles ficam de facto a ganhar, já nós...

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  30. da próxima vai com a ryanair. já viajei e nao tenho razao de queixa
    A bagagem é um pouco complicado, ou pelo menos parece, mas nao tive grandes problemas, óbvio não servem refeição gratuita a bordo, mas os combois também nao. Foi a primeira viagem que fiz de aviao e gostei

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    1. sim, é pena não estar em LX... tb já ouvi dizer q é bem melhor q a easyjet! beijinhos

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