A Dama de Ferro

By domingo, fevereiro 26, 2012

Fui ontem ao cinema ver “The iron Lady”. Uma mulher que reinou entre os homens, num mundo para eles adequado. Esta é a história de uma líder, que também foi mãe e esposa. De alguém, que não achou que a política fosse tão diferente do governo de uma casa: “Any woman who understands the problems of running a home will be nearer to understanding the problems of running a country.” Determinada e fiel às suas convicções e raízes, foi admirada e temida por muitos, embora todos tenha surpreendidoHoje, a Dama de Ferro trava a mais difícil batalha, contra a perda das suas faculdades e contra um  inimigo que parece bem mais difícil do que todos aqueles com se debateu durante a vida política: o Alzheimer. Uma performance de alguém que não é de ferro, mas que parece de barro, moldável a cada papel. Meryl Streep, no papel de Tatcher, assume na perfeição uma mulher solitária, de pés cansados e olhar ébrio, embora simultaneamente vazio, preso a tempos passados. A actriz conseguiu adoptar um tom de voz anasalado e agudo, pausado, e com um olhar doce, capaz de esconder a sua posição fulminante e austera.
Terá valido a pena? Esta pergunta conduz a narrativa. Creio que a inspiração do livro escrito pela filha da ex-primeira ministra, a jornalista Carol, tende a conferir a este filme uma orientação mais humana do que política. Mais Margaret do que Thatcher, tinha lido algures, e reconheço que assim o é. Quem espera com este conhecer quem foi Tatcher, que feitos a distinguem, ou como chegou onde chegou, este não é o filme certo. A parte histórica e política ficam vetadas para segundo plano, atribuindo ênfase à doença e à solidão da mulher que comandou o Reino Unido por mais de uma década. Gostei particularmente da primeira cena onde há um retratamento do panorama geral, da sociedade actual e da fragilidade de Thatcher, indignada com um mundo a quem deu tanto. Porém, o final desgostou-me, já que a mesma surge perdida e desnorteada. Achei-o pouco digno de alguém que um dia foi tão implacável. Perguntei-me se a ex-líder terá gostado, se o terá visto. Na minha opinião, faltou a sua característica essencial à realização deste filme: pulso.
Houve uma frase que me tocou particularmente e que não podia deixar de partilhar convosco: Watch your thoughts for they become words. Watch your words for they become actions. Watch your actions for they become...habits. Watch your habits, for they become your character. And watch your character, for it becomes your destiny! What we think we become. My father always said that... and I think I am fine.”

You Might Also Like

16 comentários

  1. Ainda não vi (: mas fiquei curiosa !
    Vou te seguir , gostei bastante do blog e da forma como escreves (:

    Beijinhos

    Fi *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada fashion Fi! um beijinho ( e depois conta o q achaste do filme)

      Eliminar
  2. Ainda não vi esse filme, e parece-me que vou gostar muito!

    Beijo
    Carla Cunha

    http://alwaysbeautiful-by-carlacunha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois conta o que achaste Carla! um beijinho ;)

      Eliminar
  3. Não vi o filme pois imagino que o argumento constituirá a apologia da Dama de Ferro suportado por uma actriz extraordinária que adoro.
    Como representação não duvido que seja a melhor.

    Chuacs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está Tite! é isso mesmo :) beijinhos

      Eliminar
  4. Fiquei curiosa para ver esse filme.

    Obrigada pela companhia.

    Bom dia Mia!

    beijooo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida! Não tens nada que agradecer.. obrigada por me leres! um beijinho ;)

      Eliminar
  5. Quero mto assistir esse filme,
    beijinhos e uma ótima semana.

    http://www.descontraidas.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então depois diz se gostaste! beijinhos e obrigada!

      Eliminar
  6. Ando louca para ver este filme, estou super curiosa.
    E amei a última frase do post que retiraste do filme; dá que pensar ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) eu tb fiquei assim a meditar nela! um beijinho grande

      Eliminar
  7. Tou curiosíssima para ver este filme!!!!

    http://douradochoque.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Welcome to our website !