“Que difícil que é a vida dos homens, pensou ela. Eles não têm asas para voar por cima das coisas más.” (*)

By terça-feira, outubro 11, 2011 ,



Voltei a uns contos antigos da Sophia de Mello Breyner Andresen. O engraçado das boas histórias para crianças é que elas também são boas histórias para adultos. Se um dia tiver filhos, vou deliciar-me a contar-lhes sobre a fada Oriana a cuidar dos habitantes da floresta e sobre a Isabel, que apenas queria ser amiga de um anão e que lhe bastou acreditar na sua imaginação, ou ainda sobre a Menina do Mar que descobriu o que é a saudade quando a sentiu! Tenho estado a ajudar a minha mãe a criar uma peça de teatro com base nestes livros e não imaginam como tem sido bom relê-los hoje com outros olhos. Mas as emoções que me provocam continuam a ser semelhantes. Eu acho mesmo que os grandes escritores têm esta capacidade de nos despertar as mesmas emoções, mesmo que acabemos por ler os seus livros muitos anos depois e vinte vezes! Os grandes escritores fazem-nos sentir as cores e os cheiros. E nestes livros eu fecho os olhos e vejo a natureza nos vários tons de cada estação, toco na terra e fico com as unhas sujas de areia, oiço o rio e refresco os meus pés na espuma do mar. Quando ouvíamos estas histórias, pequeninos, com os olhos muito atentos e a suster a respiração, a diferença entre o bem e o mal era fácil de distinguir. Facilmente percebíamos uma boa acção e uma má acção e estes livros ajudavam-nos a identificar as fadas boas das fadas más. As boas eram as que faziam o bem e ajudavam as pessoas, e as más as que destruiam. Depois apercebemo-nos que estamos a crescer  quando embora continuemos a sentir o cheiro da chuva, deixamos de conseguir distinguir com nitidez o bem do mal. Quando percebemos que há truques e partidas e que o mal pode ser dúbio ou que nem sempre o bem é óbvio. Que os fins podem não justificar os meios e vice-versa. Quando somos pequenos, não temos a percepção de que todas as acções têm uma reacção e essa é a única diferença que encontro quando releio estas belas histórias. 



Styling / Produção / Photo: I.

Guarda-roupa Mia:
Vestido Vermelho Zara
Wedges Topshop

(*) “A Fada Oriana” in Andresen, Sophia de Mello Breyner

You Might Also Like

10 comentários

  1. Gostei muito do post!
    e esse vestido é absolutamente bonito <33


    xoxo*
    http://www.ivaniadiamond.com/

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito do teu blog.

    Kisses,
    Saltos de Cristal
    http://saltosdecristal.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. É das minhas escritoras favoritas. Acredito que foi Sophia de Mello Breyner que me ensinou a gostar de ler e também de escrever. :)
    Gosto imenso dessa imagem que já foi fundo do meu ecrã e gosto cada vez mais de visitar o teu cantinho, porque além de escreveres muito bem, identifico-me sempre com algo e eu acho que é isso que nos prende! Um beijinho grande Mia *

    ResponderEliminar
  4. Doce texto, histórias infantis são tão lindas e simples!
    E belo look :)

    http://naominray.wordpress.com/
    @BlogInRay

    ResponderEliminar
  5. Girissimos os sapatos!


    Mary-basics.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. =) tenho esse vestido e adoro essas wedges...mas o que adoro mesmo MEEEESSSSSMOO é a referência à minha Sophia...cresci a ler os livros dela e tb eu anseio poder lê-los aos meus filhos. A Sophia é e será sempre a minha nr 1. *

    ResponderEliminar
  7. Ainda no outro dia tirei da estante da sala "A Fada Oriana", "A Menina do Mar" e "O Cavaleiro da Dinamarca", e pus no quarto da minha filha. Ainda falta algum tempo para lhe poder ler essas histórias, mas já estou a fazer a sua biblioteca:-)

    ResponderEliminar
  8. Olá Ivânia! Obrigada. Eu também gostei muito do teu blogue e já está nas minhas sugestões. :)

    Saltos Altos, e eu gosto muito que vás passando por aqui e comentando. Obrigada! ;)

    Olá Ana, não podia identificar-me mais contigo porque também foi a Sophia que me fez gostar de ler e de histórias. Fico muito contente por continuares a passar por aqui e a deixares as tuas pegadas. Porque este blogue é feito delas também!

    Querida Naomi, obrigada! Essa simplicidade é mágica e às vezes tenho mesmo saudades dela!

    Olá Mary! Obrigada! A topshop tem sempre coisas lindas. Cada vez que lá entro só me apetece trazer a loja toda! ;)

    Hella! Como gostei do que escreveste! É bom ver que te identificas e fico sempre contente quando gostas dos meus outfits, visto que os teus são sempre uma inspiração. ;)

    Olá Triss! E fazes muito bem.. Olha há um muito bonito do Miguel Sousa Tavares que se chama o segredo do rio, aproveita para pores lá também.

    Beijinhos a todas!

    ResponderEliminar
  9. Adorei o post! No outro dia estava a pensar que tinha precisamente de ler a fada Oriana - a minha mãe contava-ma quando era pequenina e eu ainda não sabia ler!

    Gosto imenso do "jeito" do teu blog... Adoro os outfits, a fotografia, da escrita e do facto pegares em livros quase como tema do post. Gosto.

    beijinho grande, sara**
    chips-ina-fishbowl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Olá Sara! Depois de voltares a ler, não te esqueças de vir aqui dar-nos a tua opinião. Se sentiste tudo como antes. Eu acho que esses livros nos fazem sentir pequeninas.. E é bom!

    Obrigada pelo que escreves sobre o blogue, a tua opinião é muito importante e são as vossas pegadas que me fazem continuar!

    Um beijinho grande

    Mia

    ResponderEliminar

Welcome to our website !